A Importância dos Guarda-Redes no Hóquei em Patins - Mundo dos Guarda-Redes no Hóquei por Nuno Areias


Mundo dos Guarda-Redes no Hóquei por Nuno Areias
A Importância dos Guarda-Redes no Hóquei em Patins

Uma vez que sou treinador do clube Hóquei Clube de Turquel, faz todo o sentido que deixe o meu contributo, tendo em conta que adquiri bastante experiência ao longo destes sete anos como treinador de Guarda-Redes. Essa mesma experiência pela qual vou dar a minha opinião em algumas questões sobre a importância do Guarda-Redes na equipa de hóquei em patins.
Começou cedo o meu gosto pela modalidade de hóquei em patins e rapidamente se tornou uma paixão. Comecei a praticar o meu desporto favorito com oito anos e o meu primeiro clube foi a AACD, ou “Associação Alcobacense de Cultura e Desporto”, em Alcobaça, onde joguei até aos meus 25 anos. Com esta idade recebi um convite da direção do Clube Stella Maris de Peniche, ao qual acedi e onde permaneci a jogar durante três épocas desportivas. Passados esses três anos, tive um outro convite para representar a B.I.R., “Biblioteca, Instrução e Recreio”, no Valado dos Frades, onde desempenhei o papel de jogador durante mais três temporadas. Finalizado esse tempo, optei por abandonar, com alguma tristeza, o percurso de jogador, recebendo então uma proposta bastante interessante para ser responsável e treinador dos Guarda-Redes da equipa sénior da BIR, visto ter sido o guardião da baliza do clube nos anos anteriores e possuir já alguma experiência para desempenhar esse cargo. Em 2010, inesperadamente, recebi o convite do HCT para ir treinar os GR de todos os escalões, através do professor João Simões, visto que na altura era ele o coordenador técnico alvinegro. Pelo historial e pela grandeza que reconhecia e reconheço ao HCT, não hesitei e foi com enorme prazer que aceitei esse convite e desafio.
Falando especificamente ao que me leva a escrever-vos, interessa começar pela importância que um Guarda-Redes tem numa equipa de hóquei em patins. Penso que essa importância, de forma simplificada, passa por defender a baliza, impedindo que a equipa adversária transforme em golos os seus intentos atacantes e esta é a forma mais simples de definir a função. Na minha opinião um bom Guarda-Redes é sem sombra de dúvida “meia equipa” (tal como se diz na gíria), mas um grande Guarda-Redes é mais de meia equipa. Quantitativamente, não se consegue medir ao certo, qual o valor de um grande Guarda-Redes numa equipa de hóquei em patins, mas a sua preponderância é enorme.
Assim como em outras modalidades coletivas, o hóquei em patins não foge à regra e a posição de Guarda-Redes é fundamental para o sucesso de qualquer equipa, pois ele tem de lá estar quando a equipa necessitar. Todos os jogadores desempenham um papel importante na equipa, mas o posto específico de Guarda-Redes desempenha um papel crucial, pois um grande GR pode conquistar títulos e dar muitos pontos à equipa.
No hóquei em patins atual, consegue-se distinguir um bom Guarda-Redes de um grande Guarda-Redes de uma forma muito resumida. Um bom é aquele que defende bolas e um grande é aquele que defende golos. Assim sendo, o grande Guarda-Redes é aquele que faz defesas onde todos já estão a visualizar a bola dentro da baliza. Mais ainda que um jogador de rinque e dada a especificidade da posição, como último obstáculo ao golo adversário, “todo o guarda-redes, deve viver permanentemente, embora por vezes só, no desejo de ser o melhor.”
A minha experiência como treinador de Guarda-Redes diz-me que as bases iniciais para o treino desta posição, têm que ter em conta todas as caraterísticas e habilidades físicas que um grande Guarda-Redes deve possuir e quais os aspetos mais importantes a levar em consideração para o seu treino. No entanto, no hóquei em patins atual, acho que se deve incluir no perfil do Guarda-Redes vários aspetos físicos e mentais, consoante cada indivíduo. Não é por acaso que nos dias de hoje ainda se escuta muitas vezes a célebre expressão para se ser Guarda-Redes de hóquei em patins “tem de se ter pancada” e não recear as bolas.
Os GR desta modalidade têm de ser mentalmente fortes, estáveis, que façam das fraquezas forças, que tenham índices de concentração acima da média e que sejam mentalmente inabaláveis, para além do treino físico e específico que a posição necessita. No entanto, para aplicar determinado tipo de treino o treinador tem conhecer o Guarda-Redes quer a nível psicológico, quer ao nível das carências e limitações físicas, pois só assim conseguirá que este atinja, dentro da sua equipa, uma percentagem elevada de importância, sendo que em conjunto com o treino geral ele pode chegar mais próximo da boa forma física.
É fundamental os Guarda-Redes terem treino específico, porque, como já foi referido anteriormente, a sua posição é muito importante. O treino específico pode ser orientado por um treinador de Guarda-Redes, ou pelo treinador principal, sendo que as equipas/clubes que têm um treinador de Guarda-Redes se encontram em grande vantagem em todos os aspetos, pois é através deste tipo de treino que podemos pensar sempre na melhor forma de retirar do Guarda-Redes o melhor rendimento. Os principais aspetos a ter em conta na minha opinião são:
- adaptar os exercícios ao estilo de cada um;
- melhorar os pontos fracos de cada um;
- consolidar os pontos fortes de cada um;
- atender às necessidades coletivas da sua equipa (saídas de bola; esquemas táticos; etc.);
- permitir autonomia para que ele próprio desenvolva as suas aptidões;
- fortalecer mentalmente o indivíduo;
- elevar os índices de concentração (transportar isso do treino para o jogo);
Como treinador de vários escalões jovens, até aos seniores, constato que existem grandes diferenças entre os treinos de Guarda-Redes nos escalões mais jovens e nos mais velhos. A formação e preparação dos Guarda-Redes deve obedecer, na minha forma de ver, a vários princípios, tais como as características de cada atleta, o grupo etário em que se enquadra, as suas condições psíquicas e físicas.
Nos grupos mais jovens o treino deverá ser mais simples, com exercícios mais básicos, tais como, patinagem específica (de baliza), posicionamentos, trabalhos de pernas e braços, trabalho de stick, devolução e paragem de bola, a fim de tentar eliminar erros evidentes e fazer sobressair as suas qualidades de modo progressivo. Deve tentar-se também ser criativo, de forma a encontrar formas lúdicas e jogos que vão de encontro aos objetivos de desenvolvimento da posição específica, de modo a motivar, sem entediar os jovens atletas.
Nos escalões mais velhos como os Juvenis, Juniores, Seniores Femininos e Masculinos, tudo o que é feito nos escalões mais jovens, também se pode aplicar nestes, como opção de aquecimento. Depois do aquecimento, outro tipo de preparação e de exercícios mais técnicos deverão realizados com as componentes de força, agilidade, coordenação, resistência e a flexibilidade devendo ser desenvolvidos para fazer progredir as suas capacidades atléticas e psicológicas e melhorar os pormenores que estejam direcionados para as características de cada equipa adversária ou determinada ação de atleta(s) adversário(s), jogo após jogo.
Durante estes meus anos, quer como jogador, quer como treinador, experienciei a importância do treino específico de Guarda-Redes em paralelo com o treino geral, porque o Guarda-Redes deve melhorar e treinar, por exemplo, a patinagem geral, assim como todos os outros jogadores, treinando em conjunto e de forma a que o Guarda-Redes possa pôr em prática todos os momentos desenvolvidos no treino específico. Assim como, criar uma ligação em rinque, de forma a conhecer bem os movimentos e o posicionamento de todos companheiros de equipa e adversários, para que, posteriormente o Guarda-Redes possa alertar para eventuais erros de colocação, movimentações adversárias e orientação de barreiras, etc. Acho que se devem também reservar alguns minutos ao treino de conjunto, não só para desenvolver os “especialistas” em bolas paradas (penaltys e livres diretos), bem como para treinar o GR para essas ocasiões, que são cada vez mais decisivas no hóquei atual.
Gostava de agradecer a oportunidade e dizer a todos os pais, treinadores, dirigentes e amantes desta modalidade, nunca se esqueçam, ser Guarda-Redes é único!

Perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes

- Nuno Areias

- Treinador de guarda-redes do Hóquei Clube de Turquel