Iker Casillas v. Júlio César - Hugo Oliveira v. Juan Carlos Arévalo - O duelo de luvas do século


Iker Casillas v. Júlio César - Hugo Oliveira v. Juan Carlos Arévalo - O duelo de luvas do século

O FC Porto – SL Benfica deste domingo é mais do que mais um clássico entre os dois clubes que têm dominado o Futebol Português. É também um encontro em que o foco vai iluminar o relvado a partir das balizas. Iker Casillas defenderá as valências de Juan Carlos Arévalo na baliza dos Dragões, enquanto Júlio César colocará em campo o molde competitivo de Hugo Oliveira.

De escolas diferentes, são guarda-redes completamente diferentes em quase todas as etapas das respectivas carreiras e apenas com a coincidência de terem sido ambos treinados por Silvino Louro – o Brasileiro no Inter e o Espanhol no Real Madrid.

Se Iker Casillas demonstrava resquícios da escola Espanhola do século passado, Júlio César deixou a metodologia Brasileira quando agarrou o legado de Francesco Toldo em Milão e adaptou-se à Escola Italiana do treino específico de guarda-redes, sendo, mais uma vez, diferente, aos 36 anos: menos defensivo e mais concentrado nas decisões – por culpa das circunstâncias e das mudanças de treinador de guarda-redes desde a sua saída do Inter em 2012.

Enquanto Júlio César sofria todas essas alterações, Casillas adaptava-se aos novos treinadores de guarda-redes no conturbado banco do Santiago Bernabéu, sem alterar – em grandes proporções – o seu estilo, até à chegada de Villiam Vecchi ao Real Madrid, com Carlo Ancelotti, em 2013. Tornou-se um guarda-redes menos técnico e mais reactivo, mais defensivo e com menos amplitude e fluorescência de outras temporadas. Agora, com Juan Carlos Arévalo, recebe a Escola Espanhola – pura e crua -, e aguarda-se pelo verdadeiro teste às suas (novas) capacidades.

Para O Mundo dos Guarda-Redes, este é o duelo de luvas do século.