32 perguntas e 32 respostas sobre dados e estatísticas dos guarda-redes e treinadores da Primeira Liga 2015/2016 - Base de dados O Mundo dos Guarda-Redes


A Base de dados O Mundo dos Guarda-Redes oferece mais informação exclusiva aos seus leitores e agora apresenta 32 perguntas e 32 respostas sobre dados, estatísticas e curiosidades sobre os guarda-redes e os treinadores específicos das balizas da Primeira Liga, com elementos restritos.


1. Quantos guarda-redes e treinadores específicos tem a Primeira Liga?

Em dezoito equipas, a Primeira Liga conta com 56 guarda-redes e um treinador de guarda-redes sénior por cada clube.

2. Quantos guarda-redes Portugueses tem a Primeira Liga?

São 26 os guarda-redes de nacionalidade Portuguesa que militam na Primeira Liga, entre os 56 contabilizados, o que representa uma taxa de 46% de guardiões nacionais entre os inscritos. Só a baliza do Belenenses é constituída na íntegra por Portugueses.

3. Quantos guarda-redes estrangeiros tem a Primeira Liga?

Aproximadamente 54% dos guarda-redes são estrangeiros, ou seja, 30 guardiões não são Portugueses.

4. Quantos guarda-redes Brasileiros tem a Primeira Liga?

Entre os 30 guarda-redes estrangeiros, a Liga conta com dezoito goleiros Brasileiros, sendo que só Belenenses, CD Tondela e União da Madeira não contam com qualquer guardião canarinho nas suas fileiras.

5. Qual é o guarda-redes estrangeiro há mais anos consecutivos na Primeira Liga?

Helton. Depois de se destacar no Vasco da Gama, foi contratado pela União de Leiria em 2002/2003, clube no qual esteve durante três temporadas até se mudar para o FC Porto, em 2005/2006.

Segue-se Marcelo Boeck, que chegou a Portugal na temporada 2007/2008, quando chegou ao CS Marítimo, onde demorou uma temporada a estrear-se. O guarda-redes Brasileiro do Sporting é também seguido por Cássio Anjos (Rio Ave), que chegou a Portugal na temporada 2008/2009 para representar o Paços de Ferreira e, desde então, não mais deixou o principal escalão nacional.

Aproximam-se Eduardo Gottardi (desde 2010/2011), Romain Salin (2010/2011), Douglas Jesus (2010/2011)

6. Quantas nacionalidades estão representadas nas balizas da Primeira Liga?

Dezasseis países concentram-se nos guarda-redes da Liga. A saber: Alemanha, Brasil, Burkina-Faso, Cabo Verde, Eslovénia, Espanha, França, Inglaterra, México, Moçambique, Polónia, Portugal, Rússia, Sérvia, Senegal e Venezuela.

7. Qual é o guarda-redes em actividade com mais anos de Primeira Liga?

Helton. Desde 2002 em Portugal, 2015/2016 é a sua décima terceira temporada na escalão principal. 

8. Qual é o guarda-redes mais jovem da Primeira Liga?

Carlos Reinaldo Alves que, aos dezassete anos, trabalha junto de Cássio Anjos, Rui Vieira e Rui Barbosa na baliza do Rio Ave.

9.Qual é o guarda-redes mais velho da Primeira Liga?

Nílson Corrêa Júnior. Nascido a 26 de Dezembro de 1975, o guarda-redes do Moreirense é o mais velho entre os homens que calçam as luvas, com 39 anos e 268 dias.

10. Qual é a equipa com maior e menor média de idades entre os guarda-redes na Primeira Liga?

Com uma média de idades de 31,6 anos a maior média encontra-se na baliza do SL Benfica, enquanto a mais jovem baliza da Primeira Liga é a do SC Braga, com uma média de 22,3 anos.

11. Quem é o guarda-redes com mais jogos no principal escalão do Futebol Português?

Helton, com 297 encontros disputados. 67 ao serviço da União de Leiria e 230 pelo FC Porto. Estreou-se a 23 de Março de 2003, num UD Leiria 0-0 Académica. É seguido por Rui Patrício, que se estreou a dezanove de Novembro de 2006 num CS Marítimo 0-1 Sporting CP e que marcou presença em 232 jogos na Liga.

12. Quantos e quais os guarda-redes com mais de 100 jogos (e menos de 200) na Primeira Liga?

Seis. São eles Cássio Anjos (176 jogos), Nílson Corrêa Júnior (170 jogos), Rafael Bracali (135 jogos), Eduardo Gottardi (117 jogos), Romain Salin (108 jogos) e Pawel Kieszek (104 jogos).

13. Quantos e quais os guarda-redes com mais de 200 jogos na Primeira Liga?

Apenas dois. A saber: Helton (297 jogos) e Rui Patrício (232 jogos) são os únicos guarda-redes com mais de duas centenas de jogos na Liga.

14. Qual é o guarda-redes com menos golos sofridos na Primeira Liga (com um mínimo de 20 jogos e no máximo com 50 jogos disputados)?

Júlio César. O guarda-redes do SL Benfica tem, até à data, treze golos sofridos em 28 jogos.

15. Qual é o guarda-redes com mais golos sofridos na Primeira Liga (com um mínimo de 20 jogos e no máximo com 50 jogos disputados)?

Matt Jones. O guarda-redes do CD Tondela tem 48 golos sofridos em 49 jogos, seguindo-se Carlos Marafona, do Paços de Ferreira, com 47 golos sofridos em 39 encontros disputados no principal escalão do Futebol Português.

Na lista: Mika (35 jogos – 43 golos sofridos), Ederson Moraes (37 – 43), Marcelo Boeck (38 - 44), Ricardo Ribeiro (22 – 37) e Rafael Defendi (22-33).

16. Qual é o guarda-redes com menos golos sofridos na Primeira Liga (com 50 a 100 jogos disputados)?

Ricardo Nunes. O guarda-redes que o FC Porto emprestou ao Vitória FC tem 78 jogos na Liga e 102 golos sofridos, seguido de perto por Douglas Jesus – 84 jogos e 106 golos sofridos ao serviço do Vitória SC.

17. Qual é o guarda-redes com mais golos sofridos na Primeira Liga (com 50 a 100 jogos disputados)?

Diego Costa Silva. Regressado esta temporada a Portugal, o Brasileiro do Vitória FC apresenta o registo de 81 jogos e 124 golos sofridos. Na segunda posição surge Hugo Ventura com 82 jogos e 110 golos encaixados.

18. Qual é o guarda-redes com menos golos sofridos na Primeira Liga (com mais de 100 jogos disputados)?

Pawel Kieszek. Com 104 jogos, o Polaco do Estoril tem 160 golos sofridos. Atrás dele surgem Eduardo Gottardi (177 jogos – 163 golos sofridos) e Helton (297 – 197) e Nílson Corrêa Júnior (170 – 197)

19. Qual é o guarda-redes com mais golos sofridos na Primeira Liga (com mais de 100 jogos disputados)?

Cássio Anjos. Ao fim de 176 jogos na Liga, o guardião Brasileiro do Rio Ave já sofreu 232 golos. É seguido por Rui Patrício que, com 232 presenças, tem 205 golos sofridos.

20. Qual é o guarda-redes com mais títulos nacionais e internacionais a jogar na Primeira Liga?

Iker Casillas, com 24 títulos, dos quais constam um Mundial e dois Europeus de selecções ou três Champions League. Atrás do Espanhol, Helton, também do FC Porto, conta com 22 títulos – a exemplo: uma Europa League e um Brasileirão.

Júlio César completa o pódio com dezanove títulos – num palmarés onde consta a Primeira Liga 2014/2015 ganha ao serviço do SL Benfica.

21. Qual é o guarda-redes com mais conquistas da Primeira Liga?

Helton, com sete campeonatos vencidos – todos eles ao serviço do FC Porto.

22. Quem é o guarda-redes mais internacional?

Iker Casillas. Com 163 presenças em campo pela selecção Espanhola, o número 12 do FC Porto destaca-se dos outros guarda-redes. Júlio César tem 85 internacionalizações pelo Brasil.

23. Quantos guarda-redes internacionais A por Portugal tem a Primeira Liga?

Um. Rui Patrício, do Sporting CP, com 39 jogos disputados pela selecção Lusa.

24. Quais são as balizas em que todos os guarda-redes são internacionais (A ou jovens)?

SL Benfica (Ederson Moraes, Júlio César e Paulo Lopes), FC Porto (Iker Casillas, Helton e Raúl Gudiño) e União da Madeira (André Moreira, Rafael Alves, Renny Vega e Ricardo Campos).

25. Quais os guarda-redes que têm um ou mais golos enquanto profissionais?

Rui Sacramento (de baliza a baliza) e Renny Veja (de cabeça) são os dois guardiões que já infligiram o golo sofrido ao guarda-redes adversário.

26. Quais foram os guarda-redes que regressaram à Primeira Liga Portuguesa esta temporada?

Ricardo Ribeiro (Belenenses), Nílson Corrêa Júnior e Igor Stefanovic (Moreirense),Diego Costa Silva (Vitória FC), Pedro Trigueira (Académica), Rafael Bracali (Arouca) e Rafael Alves (União da Madeira)

27. Quantos guarda-redes ingressaram na Primeira Liga esta temporada?

Dezanove. Entre os destaques: Iker Casillas (FC Porto) ou Azbe Jug Sporting CP).

28. Quantos e quais os guarda-redes que ainda não se estrearam na Primeira Liga?

Dezasseis. Raúl Gudiño (FC Porto), Azbe Jug (Sporting CP), Tiago Sá (SC Braga), Miguel Oliveira (Vitória SC), Kevin Sousa (CD Nacional), Marco Ribeiro (Paços de Ferreira), Rui Vieira e Carlos Reinaldo Alves (Rio Ave), Georgemy Gonçalves (Estoril), Victor Braga (Moreirense), Miguel Lázaro (Vitória FC), João Gomes (Académica), Cláudio Ramos e Miguel Batista (CD Tondela) e Ricardo Campos e Rafael Alves (União da Madeira).

29. Qual é o treinador de guarda-redes com mais títulos na Primeira Liga?

Hugo Oliveira, com seis títulos - dois campeonatos da Primeira Liga, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e três Taças da Liga.

30. Qual é o treinador de guarda-redes com mais anos de Primeira Liga?

Jorge Vital (SC Braga), com catorze temporadas.

Seguem-se Hugo Oliveira (SL Benfica) e Alfredo Castro (Boavista FC), com seis temporadas, Silvino Morais (Moreirense – 5 temporadas), Tozé Cerdeira (Estoril - 5) e Nélson Pereira (Sporting – 5), Vasco Évora (Arouca – 4), Rui Correia (Belenenses - 4), Rui Barbosa (Rio Ave - 4) e Emídio Júnior (CD Nacional – 4) e Luís Esteves (Vitória SC - 3).

31. Quem é o treinador de guarda-redes mais jovem da Primeira Liga?

Emídio Júnior, que aos 31 anos lidera o treino de guarda-redes do CD Nacional.

32. Quem é o treinador de guarda-redes mais velho da Primeira Liga?

Jorge Vital. Aos 54 anos, o ex-guarda-redes é o veterano dos técnicos específicos, seguindo-se Alfredo Castro, mais novo dois aniversários.