Prémio Melhor Guardião O Mundo dos Guarda-Redes da Primeira Liga 2014/2015


Numa edição da Primeira Liga com vários recordes renovados e estabelecidos pelos homens das balizas, o Prémio Melhor Guardião da Primeira Liga 2014/2015, atribuído por O Mundo dos Guarda-Redes, sorriu para o número 1 com mais golos sofridos.

3. Carlos Marafona - Moreirense

Começou a temporada em grande, conseguindo vencer o prémio Guardião O Mundo dos Guarda-Redes do mês de Setembro. Seguiram-se vários destaques e a convocação à selecção de Portugal.

Depois da conquista da Segunda Liga na temporada passada, Carlos Marafona manteve-se no Moreirense e terminou a temporada como totalista. Em 34 jogos, sofreu 42 golos e manteve a sua baliza inviolável em onze balizas virgens.

Silvino Morais foi um treinador de guarda-redes orgulhoso na temporada e o crescimento de Marafona, hoje com 28 anos, foi notório. Será um Verão interessante.

2. Júlio César - SL Benfica

Depois de um Mundial'2014 em que foi herói dos Brasileiros e vítima de uma goleada inesquecível frente à Alemanha, Júlio César chegou ao Benfica com o desejo de mostrar que as suas qualidades permanecem intactas e o ex-melhor guarda-redes do Mundo protagonizou papel de destaque no bicampeonato dos Encarnados.

Aos 35 anos, e a treinar-se pela primeira temporada com Hugo Oliveira, encarou a Primeira Liga como uma Champions League e, em 23 jogos, sofreu nove golos na competição e, além de ter sido o Guardião O Mundo dos Guarda-Redes do mês de Janeiro, igualou outras marcas e recordes que duravam há vários anos na baliza do Benfica.

Segmentará a sua posição em 2015/2016, num exercício ainda mais desafiante que a presente temporada.

1. Adriano Facchini - Gil Vicente

O Gil Vicente desceu de divisão, mas Adriano Facchini pode-se orgulhar das suas prestações que justificaram a atribuição do prémio Melhor Guardião da Primeira Liga 2014/2015 por parte do projecto O Mundo dos Guarda-Redes.

O Brasileiro esteve presente em todos os jogos (34) e todos os minutos da competição e acabou-a como o guardião mais batido. Contudo, os números pouco reflectem aquilo que mostrou em campo e nem mesmo a mudança de treinador específico lhe causou diferenças no rendimento - Jorge Silva saiu e para o seu lugar entrou José Ferreira.

Adriano Facchini deixará o Gil Vicente em Junho - o seu contrato termina - e ficará na memória dos adeptos do clube pelas suas defesas e profissionalismo. Pelas razões descritas, é o vencedor do prémio.