Metodologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer - Metologia Analítica



Anteriormente, em Metologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer - Evolução do método na sessão de treino do guarda-redes de Futebol

METODOLOGIA ANALÍTICA

Estes exercícios desenvolvem-se durante as sessões de treino do guarda-redes como automatização do gesto técnico específico, melhora de carências físico-técnicas ou apenas física, velocidade específica de reacção, prevenção de lesões, distribuições com os pés ou mãos que no futebol actual é um aspecto cada vez mais importante. Trata-se de uma actividade realizada com ou sem bola no qual pode haver ou não oposição e que gera de forma mais simples o aspecto de jogo que se pretende melhorar.

Temos que tentar trabalhar dentro de um contexto de jogo onde a visão periférica, a posição corporal, as relações do portador da bola e a continuidade do jogo nas suas duas fases não devem ser esquecidas mas sim trabalhadas constantemente.

Este tipo de exercícios corresponde claramente como um complemento ideal e muito efectivo quando o método global não é suficiente para conseguir a evolução pretendida.


Situações sem tomada de decisão

  • Coordenação
  • Pilometria
  • Propriocepção
  • Velocidade específica (Velocidade de reacção)
  • Distribuição (Jogo de pés)
  • Com presença ou não de colegas ou adversários
  • Fora ou dentro do contexto de jogo pode-se marcar como objectivos de uma melhor física-técnica com muita automatização do gesto técnico

Coordenação: A coordenação motora é o conjunto harmonioso de movimentos, mais ou menos instintivos relacionados com o desenvolvimento físico. A coordenação supõe integridade e maturação do sistema nervoso.
Este tipo de coordenação pode ser subdivido em coordenação dinâmica global ou geral, viso-manual ou fina e visual.
A coordenação dinâmica global ou geral envolve movimentos gerais com todo o corpo (cabeça, ombros, braços, pernas, pés, tornozelos, etc.), fazendo com que vários grupos musculares actuem ao mesmo tempo para executar movimentos voluntários complexos.

Ex: O guarda-redes começa por fazer skipping frontal no arcos, skipping lateral nos bastões, de novo skipping frontal nos arcos, e lateral nos bastões. Nrº 1 defende um remate rasteiro e nrº 2 faz uma saída em velocidade apanhando a bola.

Pliometria: Tem como base principal o alongamento e encurtamento muscular, é um método de treinamento criado para desenvolver e aprimorar a capacidade máxima de exercer energia num ato de explosão.
O treinamento pliométrico consiste em exercícios que envolvam a contração excêntrica seguidas da contração concêntrica explosiva os quais também requerem o controle total na execução do movimento. 
São exercícios que recrutam maior número de fibras musculares em um curto período de tempo, o qual não somente contribui para aumentar a força muscular, a potência muscular, assim como a tonificação, músculos mais flexíveis além de promover a capacidade de resposta do sistema neuromuscular.

Ex: O guarda-redes estará em cima da caixa. Ao sinal irá deixar-se cair até ao chão e em seguida salta lateralmente para cima da caixa seguinte. No nrº 1 e nrº 2 defende dois remates em lados opostos.

Propriocepção: É o termo que descreve a percepção do próprio corpo, e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular.
Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos e articulações, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.
Os primeiros alcançam o córtex cerebral possibilitando, mesmo que de olhos fechados, se tenha percepção do próprio corpo e movimentos articulares, sendo este, então, responsável pelo sentido de posição e movimento (cinestesia).

Ex: O guarda-redes estará em cima da caixa. Ao sinal deixa-se cair aterrando apenas com um pé no BOSU e em seguida vai desviar uma sequência de 4 a 6 bolas.


O perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes

Pedro Diogo Ferrer Andrade
- 1990/07/05

·         2011/12, 2012/13 Treinador de guarda-redes do Clube Sport
Marítimo e responsável pela metodologia aplicada nos escalões
de formação.


·         2013/14 Treinador de guarda-redes Clube Sport Marítimo,
Marítimo da Madeira Futebol SAD e responsável pela
metodologia aplicada nos escalões de formação.


·         2014/15 Treinador de guarda-redes do Clube Sport Marítimo
escalões de formação.