João Botelho homenageado pela CM de Lagoa e pela AF de Ponta Delgada


Foi aprovada em Assembleia Municipal, na terça-feira, uma congratulação a João Botelho pelo recorde de imbatibilidade conseguido pelo guarda-redes do Operário em Março.

O número 1 do clube Açoriano esteve 1211 minutos sem sofrer golos, superando a marca anterior de Vítor Baía, e agora será homenageado "pelo mérito desportivo" pela Câmara Municipal de Lagoa, em associação "ao voto apresentado pela Associação de Futebol de Ponta Delgada".

Leia o comunicado da CM de Lagoa na íntegra:

"Em sessão da Assembleia Municipal realizada no dia 28 de abril, foi aprovado, por unanimidade, o voto de congratulação pelo mérito desportivo alcançado pelo atleta João Botelho, guarda-redes do Clube Operário Desportivo.

O Município de Lagoa associa-se, assim, ao voto apresentado pela Associação de Futebol de Ponta Delgada pelo facto de João Botelho ter batido recentemente o recorde singular no nosso país. João Botelho foi o guarda-redes que estabeleceu um novo recorde máximo de minutos de jogo sem sofrer golos, nomeadamente, 1211 minutos, batendo o recorde alcançado pelo reconhecido guarda-redes Vitor Baía. O município de Lagoa reconhece e destacou, deste modo, seu profissionalismo, seriedade e capacidade de trabalho desse atleta na representação do seu clube, da Lagoa e dos Açores.

A sua perseverança e capacidade de superação levaram o nome do Clube Operário Desportivo, e da cidade de Lagoa aos mais diversos órgãos de comunicação social de tiragem nacional, mas também internacional, constituindo mesmo um claro exemplo de excelência competitiva dos atletas açorianos e, indesmentivelmente, um modelo para os jovens praticantes, com certeza motivados pelo seu sucesso e determinação.

Refira-se que, João Botelho iniciou a sua carreira desportiva no dia 22 de fevereiro de 1995, pelo Clube Desportivo Santa Clara, no escalão de Infantis, clube que representou durante toda a sua formação até janeiro de 2009, tendo porém atingido em 2003, a classe de atleta profissional sendo ainda junior A.

Posteriormente, e até agosto de 2011 representou, ainda que fugazmente, os clubes Sporting Clube Ideal e AD Camacha. Ingressou no Clube Operário Desportivo a 22 de agosto de 2011, clube onde desenvolve, atualmente, a sua carreira desportiva com os sucessos que lhe são conhecidos e reconhecidos não só pelo executivo camarário, mas por todos os lagoenses e açorianos. Durante a sua carreira desportiva, conta com inúmeras convocatórias para as seleções da Associação de Futebol de Ponta Delgada, tendo arrecadado vários troféus na qualidade de vencedor ou campeão de provas de clubes ou seleções organizadas quer pelas Associações de Futebol dos Açores quer pela Federação Portuguesa de Futebol."