Projeto 1 - Escola de Guarda-Redes inaugura acção em Beja


O projeto 1 - Escola de Guarda-Redes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no último dia de Outubro, deu o mote em Beja para a aproximação junto das Associações de Futebol, com sessões teóricas e práticas.

Com catorze guarda-redes de idades entre os catorze e os dezasseis anos e com 22 treinadores específicos, a acção desenvolveu-se também com a presença de Vítor Baía - coordenador do Projeto 1 - e dos técnicos da FPF, Pedro Espinha, Pedro Roma e Fernando Brassard, que ainda se fizeram acompanhar por Rui Caçador.

Na sessão teórica, onde estiveram presentes os representantes da AF de Beja, José Luís Ramalho, presidente, Fernando Raposo e Vítor Rodrigues, treinadores da selecção distrital, e Arlindo Morais, coordenador técnico, Vítor Baía, como coordenador, falou da origem do Projeto 1:

"O projeto surgiu na sequência de algumas lacunas que encontrámos ao longo dos últimos anos, em termos daquilo que é o trabalho na formação de guarda-redes. Foi-nos proposto pela federação a elaboração de uma metodologia, algo que foi muito fácil, porque, felizmente, a federação já tem excelentes profissionais, gente com experiência e grandes referências do passado nas balizas, como o Fernando Brassard, o Pedro Roma e o Pedro Espinha. Por isso, foi muito fácil agilizarmos todo este processo."