Defesa do Espaço do Guarda-Redes por Fernando Ferreira


“A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante.”

Sun Tzu

No futebol moderno, a ocupação racional dos espaços assumiu uma grande preponderância quer no processo ofensivo quer no processo defensivo.
No processo ofensivo, apesar das vantagens de jogar em largura, é fundamental que os jogadores joguem próximos uns dos outros para assim poderem manter a posse da bola de forma mais segura, poderem aproximar-se de forma mais eficaz das zonas de finalização, mas também para terem uma mais rápida reacção à perda da bola.
No processo defensivo, deve existir grande ligação, proximidade e concentração de jogadores da mesma linha e entre as diferentes linhas.
O Guarda-Redes é apenas mais um desses jogadores que procura jogar “ligado” com os seus colegas, controlando a profundidade da sua equipa / linha defensiva e garantindo a sua cobertura.
Defender o espaço e não apenas a linha de baliza é uma das características que distingue os Guarda-Redes “modernos” dos da “velha escola” e que distingue os Guarda-Redes de “equipa grande” dos Guarda-Redes de equipa “pequena”.
Algumas das questões mais frequentes quando se pretende treinar a defesa do espaço entre a linha defensiva e a própria baliza são: onde se deve posicionar o Guarda-Redes?; em que posição corporal?; como se deve deslocar?; o que influencia a sua tomada de decisão?.

Posicionamento

No método defendido por nós, o posicionamento do Guarda-Redes rege-se em função de três factores: posição da bola nos sectores de jogo, pressão sobre a bola e posicionamento da linha defensiva.

Existem quatro sectores de jogo: ofensivo, médio-ofensivo, médio-defensivo e defensivo. Para cada um destes sectores de jogo existe uma zona “equivalente” que o Guarda-Redes deve ocupar:


O Guarda-Redes deve ocupar sempre uma zona central, entre as linhas dos postes da sua baliza.
Quando a bola está no sector ofensivo do campo, o Guarda-Redes deve ocupar uma zona ofensiva. No entanto, na nossa opinião, não se deve afastar em demasia da linha de semi-círculo, pois este afastamento pode trazer vantagens (maior proximidade em relação à linha defensiva), mas também tem desvantagens: numa situação em que o Guarda-Redes não pode realizar uma acção directa de cobertura da linha defensiva, a distância percorrida com o intuito de se reposicionar na baliza é muito maior e existe grande probabilidade de estar mal posicionado em momentos em que é necessário tomar decisões.
O facto de a bola estar ou não pressionada (coberta/descoberta) influencia o posicionamento do Guarda-Redes (mais ofensivo ou defensivo). Na nossa opinião, em todos os sectores de jogo esse factor é importante, mas é determinante no sector médio-defensivo, porque é onde o Guarda-Redes tem maiores dificuldades em perceber quando é que deve preocupar-se mais com a proximidade à sua baliza ou, em vez disso, com a proximidade à sua linha defensiva.
Bola coberta é sinónimo de maior afastamento da sua baliza, enquanto que bola descoberta é sinónimo de maior aproximação à mesma.
A profundidade da sua linha defensiva também influencia um posicionamento mais ofensivo ou defensivo do Guarda-Redes. Imaginemos uma situação em que o adversário conduz a bola no seu meio-campo. Erradamente, a minha linha defensiva está demasiado baixa (muito próxima da linha de Grande Área). O posicionamento correcto do Guarda-Redes devia ser na zona médio-ofensiva, mas, como a sua linha defensiva está demasiado próxima e deve haver uma interligação entre a linha de cobertura do Guarda-Redes e a sua linha defensiva, o Guarda-Redes terá de se posicionar mais atrás, muito provavelmente na zona médio-defensiva.

Posição-Base

A Posição-Base de Defesa do Espaço é uma posição semelhante à posição de partida nas corridas de meio-fundo do Atletismo. Os apoios devem estar na diagonal e o pé da frente deve estar a apontar para a bola.


No nosso modelo, procuramos assumir uma posição ofensiva, de ataque à bola que poderá ser colocada nas costas da nossa linha defensiva. Com esse intuito ofensivo, adoptámos uma orientação para a bola e para a zona provável de “queda” da mesma (orientação para o centro do jogo). Outros modelos adoptam o inverso: negligenciam o centro do jogo e preferem observar o que se passa no lado contrário ao mesmo.
Apesar de não ser o principal motivo pelo qual adoptámos esta orientação, esta permite que possamos fazer uma recuperação para a baliza (caso seja necessário) de frente para a bola e nunca virando as costas à mesma, ao contrário do que acontece em outros modelos.

Deslocamentos

Há 3 momentos em que o Guarda-Redes deve utilizar os deslocamentos associados a este momento específico de jogo: sempre que a bola muda de posição; sempre que precisa de fazer cobertura à sua linha defensiva; sempre que é impossível fazer essa cobertura e pretende reposicionar-se na baliza.
Num primeiro momento, em função das mudanças da posição da bola, quer por condução quer por passe do adversário, o Guarda-Redes deve reagir com mudanças no seu posicionamento e/ou orientação da Posição-Base. Para essas mudanças deve utilizar o deslocamento à frente (mantendo Posição-Base) e dois tipos de deslocamento à rectaguarda: lateral ou cruzado. O deslocamento atrás lateral é utilizado quando o espaço a percorrer é curto e/ou há tempo para percorrer o mesmo. O deslocamento atrás cruzado é utilizado quando o espaço a percorrer é longo e/ou tem pouco tempo para percorrer o mesmo.


Nas acções de cobertura da sua linha defensiva, o Guarda-Redes utiliza a corrida à frente.
Nas acções de transição para outro momento específico de jogo (reposicionar na baliza), aplicam-se os mesmos tipos de deslocamento à rectaguarda (lateral e cruzado) e ainda se pode utilizar outro: o zig-zag. Este último é utilizado na parte final do reposicionamento na baliza e pode servir para mudar a orientação dos apoios, quer a próxima acção seja de possível Defesa da Baliza, Cruzamento, 1x1 ou até mesmo de Passe Atrasado.

Tomada de Decisão

O Guarda-Redes deve ser estimulado a tomar decisões durante o treino. Quantas mais decisões tomar durante o treino (certas ou erradas), maior a probabilidade de decidir correctamente durante a competição.
Na Defesa do Espaço é fundamental treinar a tomada de decisão!
Depois de associar o seu posicionamento e posição-base à posição da bola, à pressão sobre a mesma e ao posicionamento da sua linha defensiva, utilizando correctamente os deslocamentos associados, o Guarda-Redes deve exercitar várias situações de colocação de bolas nas costas da sua linha defensiva, com oposição:
-bola entre defesas-centrais; bola entre defesa-central e defesa-lateral;
-bola no corredor central, do corredor central para o lateral, do corredor lateral para o central;
-bola a saltar, bola rasteira;
-bola para chegar antes - dentro da área e fora da área;
-bola para chegar depois - dentro da área e fora da área;
-tentativas de "chapeú";
-etc.

A melhor forma de defender o nosso espaço é ATACÁ-LO!!!

Perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes


- Treinador de guarda-redes dos escalões de formação do 1º de Agosto;

- Ex-treinador de guarda-redes da formação de Real Massamá, Sporting CP e SL Benfica B

- Licenciado em Ciências de Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana


- O conteúdo aqui disponibilizado é exclusivo de O Mundo dos Guarda-Redes, qualquer reprodução não mencionada ou plagiada será sujeita aos devidos procedimentos.