O que deverão treinar os guarda-redes v. Como deverão treinar os guarda-redes por Nuno Monteiro


Escrevo esta publicação no seguimento de algumas mensagens ou conversas que tenho tido com os pais de guarda-redes sobre as experiências “vividas” com a mudança de clube e/ou permanência no mesmo clube, pensando/esperando que com essa "mudança" houvesse evolução do seu filho através do treino específico de guarda-redes…. 

Do meu ponto de vista, é imprescindível que o treinador de guarda-redes de qualquer clube tenha um plano de trabalho anual onde se dedique tempo a melhorar todos os conceitos que os guarda-redes terão de dominar na “hora de competir”.


Por exemplo, no meu plano, existe um trabalho importante de componente física para a pré-temporada em que procuro incidir na potência e velocidade… deixando de lado a resistência que, a meu ver, não se adequa muito com a posição de guarda-redes.


Das 8 sessões de treino planeadas para o mês de Setembro, em 6, treinámos situações de defesa de baliza, cruzamentos e acções de 1x1 e em todas, sem excepção, treinámos acções ofensivas de distribuição (mãos e pés) e/ou passe atrasado (recepções orientadas e passe com ambos os pés) e, também, dois pontos importantes como o posicionamento e a tomada de decisão em jogo.
Enfim, treinámos todos os aspectos que o guarda-redes necessita dominar.


Falando em tomada de decisão, no meu ponto de vista, penso que existem algumas perguntas, entre muitas, que os pais dos guarda-redes se deverão fazer antes de tomar a decisão final…
Que critérios existem para a divisão/criação dos grupos de trabalho?


Qual o material (Cones, bolas, steps, bolas diferenciadas, etc, etc) que se utiliza para e no treino específico?


Qual o tempo real e espaço que dedicam ao treino específico do guarda-redes? Embora aqui e independentemente do espaço e tempo… a minha máxima é aproveitar cada centímetro do campo e segundo do tempo destinado ao treino…


Quanto tempo dedicam a aspectos básicos como…


A fazer barreiras?
A melhorar o pé/mão não dominante?
Quanto tempo dedicam a exercícios específicos para recepções e desvios?
Se informam o guarda-redes dos objectivos específicos de cada exercício em cada sessão?
Se o treinador de guarda-redes observa os seus guarda-redes em competição?... E falando de uma forma generalizada, se não observamos os guarda-redes em competição, como os poderemos avaliar e ajudá-los a melhorar não sabendo se…
Se comunica com a equipa…
Se tem uma correcta saída de bola…
Se se posiciona perante a bola … e linha defensiva
Se o guarda-redes consegue transferir para jogo o trabalho semanal…


Só os vendo a competir poderemos avaliar a sua evolução e o mais importante… as suas carências… que terão de ser trabalhadas para que as consiga dominar e não ser dominado por elas.


Pensem nisto e só assim poderão analisar se o vosso filho está bem acompanhado!


- Nuno Monteiro