Iker Casillas em campo e fora de campo: defesas com e sem luvas - 25 anos minimizados em 12 minutos


De Móstoles para O Mundo... dos Guarda-Redes, Iker Casillas assinalou um novo desafio para o seu currículo - do pouco que ainda lhe falta - e, ao fim de 25 anos, deixou o Real Madrid para assinar pelo FC Porto. Um quarto de século e três décadas de recordes, números, defesas, conquistas e consternações que o forçaram a deixar a capital Espanhola pelo norte de Portugal.

Filho de uma cabeleireira e de um funcionário público no Ministério de Educação Espanhol, Iker Casillas herdou o toque manual e a disciplina dos seus educadores. Elevou-a a patamares que fazem dele uma lenda das balizas e um símbolo eterno do Futebol Mundial. Pelos títulos conquistados ou pelas missões cumpridas, dentro e fora de campo, ou pela pressão a que é sujeito desde os fins de 2012.

Sem gerar consenso entre os que destilam os jogos, os que ingerem o sensacionalismo da Imprensa ou daqueles que têm uma opinião dissidente do guarda-redes canhoto de 34 anos. Com dezasseis temporadas de remates a queimarem nas suas luvas, Casillas resistiu a quase tudo, até aceitar quebrar um laço de um quarto de século neste Sábado.

Nas equipas anuais ideais da UEFA e da FIFA de 2007 a 2012 e vencedor do prémio Melhor Guarda-Redes do Mundo FIFPRO de 2008 a 2012, Casillas estancou a sua carreira em José Mourinho e Silvino Louro. Sem se saber a veracidade dos factos, guarda-redes, treinador e técnico dos guardiões Merengues, então, não tinham uma relação saudável. Resultado: o início de 2013 deu a chance dos Portugueses recrutarem Diego López ao Sevilla, já depois de colocarem Antonio Adán na titularidade. Começava aí o fim de um jogo colectivo.

Iker Casillas, desde então, é semana sim semana não um hot-topic para estalar verniz pela Imprensa Espanhola. José Mourinho abriu o caminho, a concorrência com Diego López foi um fio condutor e, ao fim de três temporadas, o fim do verdadeiro Galáctico na equipa Blanca. Quem ficou a ganhar foi o FC Porto.

Conferência de Imprensa de despedida de Iker Casillas
- "Não se lembrem de mim por ser bom ou mau guarda-redes, mas sim por ser uma boa pessoa." A despedida de Iker Casillas foi demasiado pequena para o que deu ao Real Madrid C.F., mas em pouco mais de oito minutos, o lendário guardião que assinou agora pelo FC Porto, deixou as mensagens para a legião Madridista e os agradecimentos a todos os que fizeram parte dos 25 anos de Blanco. #MundoDosGuardaRedes #IkerCasillas #RealMadrid #FCPorto #GuardaRedes #Goleiro #Goalkeeper #Portero #Torwart #Portiere
Posted by O Mundo dos Guarda-Redes on Domingo, 12 de Julho de 2015

Para trás ficam três Champions League, dois Mundiais de Clubes, duas Supertaças Europeia, cinco La Ligas, duas Copas Del Rey e quatro Supercopas de Espanha, a acrescentarem-se a 510 jogos na La Liga, 725 partidas ao serviço do Real Madrid e o recorde de encontros vitoriosos pelo clube.

Iker Casillas será, assim, o jogador com mais palmarés em Portugal. Estreado com dezoito anos, fez o seu primeiro jogo pela selecção de Espanha aos dezanove, contra a Suécia, e assinou ainda mais 160 jogos pela Roja pela qual conquistou dois Europeus e um Mundial, parte significativa de um currículo internacional também com uma vitória no Mundial Sub-20 em 1999 e uma medalha de Bronze no Mundial Sub-17 em 1997.

Vencedor dos troféus Zamora e Bravo por uma vez, foi corado com o Príncipe das Astúrias em 2012, mas o somatório do seu trajecto ficou engrandecido para a sua despedida dos Merengues ser insuficiente: oito minutos em frente aos jornalistas, em conferência de Imprensa, e uma compilação audiovisual de cerca de três minutos... para 25 anos de história de um clube com 133 aniversários. Pouco para um grande Casillas, que voltará a responder de cabeça levantada. Agora no FC Porto.


Una Vida - Vídeo de despedida de Iker Casillas
- #UnaVida Sob esse lema, Iker Casillas juntou estas imagens para a sua despedida do Real Madrid C.F., de partida para o FC Porto. #MundoDosGuardaRedes #IkerCasillas #RealMadrid #FCPorto #GuardaRedes #Goleiro #Goalkeeper #Portero #Torwart #Portiere
Posted by O Mundo dos Guarda-Redes on Domingo, 12 de Julho de 2015