Taffarel: "o meu trabalho baseia-se no remate"


Na preparação para a Copa América, Cláudio Taffarel, treinador de guarda-redes da selecção Brasileira, revelou que a sua metodologia baseia-se no remate, chegando às 500 bolas batidas por dia.

"O meu trabalho baseia-se no remate", afirmou o treinador de guarda-redes da CBF e do Galatasaray, que chega ao meio milhar de investidas em dois treinos diários, que lhe chegaram a trazer consequências. "Há quatro anos, sentia muitas dores no músculo adutor e nas costas. Conversei com alguns treinadores e falaram-me que era normal, mas precisei de um reforço muscular."

A repetição aufere-lhe uma qualidade de remate assinalável. "Tenho uma noção melhor de angular a bola de maneira correcta para o guarda-redes se esforçar ao máximo, mas confesso estar ainda longe do ideal, de ser um grande treinador", afiançou.

"Tenho que aprimorar, por exemplo, o trabalho com as duas pernas. Os grandes treinadores são assim. Só chuto com o pé direito", concluiu o vencedor do Mundial'98 pela Canarinha e que, segundo os seus números chegou aos três mil remates em seis treinos - divididos por cinco dias, na semana passada.