“Pouca vontade [em mudar o treino e o estatuto do treinador de guarda-redes em Portugal]” - Luvas e Frangos, por Tozé Cerdeira


Vou começar e terminar este texto com uma pergunta.

Para quando cursos de treinadores de Guarda-Redes?

Lembro-me de estar presente no único curso para treinadores de guarda-redes organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e de falar com vários colegas sobre o fato de as coisas estarem a mudar em relação à importância dada, até àquele momento, à formação do treinador de guarda-redes.
Neste curso, ou formação, como queiram chamar, estiveram presentes cerca de 25 treinadores de guarda-redes, entre os quais, os treinadores de guarda-redes de muitas equipas da Primeira Liga e treinadores de guarda-redes da formação de alguns clubes ditos grandes.
Voltando atrás, à tal conversa, todos os que estavam naquele círculo de debate de ideias, concordaram que aquele curso (formação) podia ser o motor de arranque para ideias novas e para, finalmente, se conseguir dar início a cursos de treinadores de guarda-redes, tal como se faz com os cursos de treinadores de futebol. Um dos elementos que esteve presente nessa conversa, chegou anos mais tarde a treinador de guarda-redes da seleção Portuguesa de Futebol e por inerência, a coordenador do treino de guarda-redes da FPF. Foram 4 anos no poleiro e agora digam-me.... O que foi feito em prol da formação dos treinadores de guarda-redes em Portugal? Alguma noticia de movimentações nesse sentido? Pois...

Nestes últimos tempos tem-se falado muito na Escola de Guarda-Redes Portugueses, ou na ausência dela. Claro essa escola não existe. Nem pode existir. E sabem porquê? Porque quem pode fazer realmente alguma coisa pela nossa classe, não o faz. Temos uma exceção, que é o Hugo Oliveira, treinador de guarda-redes do SL Benfica, que por sua iniciativa tem organizado alguns congressos, com gente interessante e que nos ajudam a perceber um pouco das várias escolas de guarda-redes espalhadas por esse mundo fora. Devia ser a FPF a responsabilizar-se pela organização de tais encontros. Encontros esses, repletos de gente que tem a paixão do treino de guarda-redes, e a paixão de querer evoluir no sentido de tornar os seus homens mais capazes e mais seguros da posição que escolheram no campo.

São os treinadores de guarda-redes das seleções e os treinadores de guarda-redes dos 3 grandes que possuem alguma força conjunta no sentido de tentar mudar alguma coisa no panorama do treino do guarda-redes Português.

Imaginem o que seria um encontro desses treinadores com todos os treinadores de guarda-redes do futebol profissional. Debater ideias, gladiar opiniões...chegar a CONCLUSÕES. Conclusões essas, que nos poderiam levar ao início da formação de treinadores de guarda-redes em Portugal e consequentemente a uma ESCOLA DE GUARDA-REDES PORTUGUESES!

Deixo, por fim, uma questão... QUANTOS GUARDA-REDES PORTUGUESES TEMOS A JOGAR NA 1ª LIGA?


Perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes

- Tozé Cerdeira (1971/01/14), coordenador do treino de guarda-redes na formação e treinador de guarda-redes do Estoril Praia em 2014/2015

- Ex-treinador de guarda-redes de Beira-Mar, CD Trofense, Naval, Olivais e Moscavide e Estoril Praia (escalão sénior)

-Ex-guarda-redes de Portimonense, Rio Ave, Nacional, Machico, Leça, Salgueiros e Fátima