II Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes HO Soccer - 05 de Junho


Arrancou esta sexta-feira a segunda edição do II Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes HO Soccer numa primeira jornada de aprendizagem à frente da linha de golo.

Marco Ribeiro - Líder da Toda A Prova

Poucos minutos passavam das dezassete horas quando as boas vindas foram dadas por Marco Ribeiro, representante máximo da Toda A Prova, empresa organizadora do Congresso.

"Em duas edições é já o maior congresso do Mundo na especialidade [do treino de guarda-redes]. Estar com estas pessoas obriga-nos a aprender muito e obriga-nos a sermos melhores do que o ano passado", afiançou Marco Ribeiro não sem concluir com novidades e dados: a introdução simultânea (de Português para Inglês e de Inglês para Português) e a presença de 30 países diferentes entre os congressistas.

Hugo Oliveira - Coordenador técnico do Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes HO Soccer

Com um discurso mais encurtado em relação ao ano anterior, Hugo Oliveira focou a sua nota introdutória como especialista na área no "trazer discussão", no "orgulho e desfrutar a nossa área."

Goran Zivanovic - Escola Jugoslava e Sérvia

Focando-se na Escola de Leste, na sua formação, o Sérvio de 54 anos exemplificou a sua apresentação nas décadas de 50 até à actualidade. Vladimir Beara como ponto de referência pelo que foi como guarda-redes e treinador de guarda-redes.

Zivanovic colocou em prática os seus conhecimentos e experiência. A saber: ex-guarda-redes de Crvena Zvezda, União da Madeira ou CD Nacional, também teve uma passagem de cinco temporadas por este último clube como treinador de guarda-redes - funções que desempenha até à actualidade, como fiel técnico dos guardiões de José Peseiro, com participações em Rapid Bucuresti, Panathinaikos ou selecção da Arábia Saudita.

O Sérvio lá perto dos seus quase 1,90m deu uma introdução histórica bastante ampla até chegar aos seus ideais. Ao que intitulou de My Way. A sua filosofia própria tem como objectivos: prevenir problemas, resolver os problemas o quão longe possível da baliza, procurar pela bola para uma aproximação ofensiva e, concluindo, chega à importância da mente e ao poder mental.

Jorge Silvério - Características psicológicas necessárias ao guarda-redes da sua formação à elite

Fio conector do último ponto escrito sobre a teorização de Goran Zivanovic, o Psicólogo Desportivo Jorge Silvério aprofundou os seus conhecimentos e captou a atenção para aquilo que caracterizamos de "aprendizagem à frente da linha de golo."

Seis pontos essenciais. Atenção e concentração, auto-estima e auto-confiança, motivação, regulação emocional, controlo da ansiedade e lidar com o erro. Factores que diz serem treináveis e não são imutáveis.

Chegámos à Tenacidade. Aí, Jorge Silvério prestou todo o seu serviço para exemplificar aos atentos como aumentar a tenacidade. Trabalhar o estado de forma. As competências psicológicas. E por uma linha de continuidade, até finalizar com os ritmos biológicos - tentar identificar quais os momentos do dia para cada guarda-redes.

René Stam e Peter den Otter - Filosofia de treino de guarda-redes do Ajax

Viajando até à Holanda sem sair de Portugal, René Stam começou por nos mostrar os trilhos do departamento de guarda-redes da formação do Ajax, cujo coordena. Peter den Otter abriu-nos as vias para a auto-estrada e René Stam fez-nos chegar a Amesterdão sem sairmos sequer da cadeira.

René Stam desenvolveu o conceito Wheel que caracteriza os objectivos dos departamentos sub-8 a sub-12, sub-13 a sub-16 e sub-17 a sub-19: a preocupação do guarda-redes como um todo, desde a família, passando pelos amigos até aos professores, sem esquecer outros intervenientes sociais fulcrais para a formação do jovem número 1... que antes disso é um homem - o Ajax separa o grupo dos sub-13 aos sub-16 como o Growth Group, ou seja, o grupo de crescimento que são subdivididos em quatro grupos com metas: o antes do crescimento desportivo, o durante o crescimento desportivo, o depois do crescimento desportivo e o fora do crescimento desportivo.

Peter den Otter, Mental Coach, breve, objectivo e cativante. Explanou as sessões semanais dos guarda-redes e o plano pessoal de sucesso que cada guarda-redes tem dentro do clube. Respondeu à pergunta "o que precisa, mentalmente, um guarda-redes durante um treino ou jogo" e chegou a aspectos que Jorge Silvério tinha retratado antes, mas, de sua feita, atingindo o estado emocional do jovem guardião. Segundo o palestrante, René Stam provoca determinadas situações emocionais ao guarda-redes para den Otter controlar e moldar a mente aos intervenientes.

Hans Leitert - O desenvolvimento do departamento de Guarda-Redes da Red Bull Soccer

Com quatro clubes em três continentes, a Red Bull tem Hans Leitert como o seu principal treinador de guarda-redes e coordenador, que decifrou a organização do departamento instalado em 2010 e que conta com dezassete treinadores de guarda-redes e 70 guardiões na sua totalidade.

Centrado em três pilares (scouting, processamento e estratégia), o departamento de treino de guarda-redes, concebido por Hans Leitert, aborda o guardião moderno, a toma de decisão (Go Vs No Go) e a bravura em competição - com bastante recurso às obras audiovisuais.

Homenagem a Manuel Galrinho Bento e Vítor Damas

Seguiram-se as homenagens póstumas a Manuel Galrinho Bento e Vítor Damas. Este último representado por Jorge Vital, ele próprio leccionador no Congresso e treinador de guarda-redes da formação e equipa B do SC Braga, enquanto Rogério Bento esteve presente pelo seu pai, visivelmente emocionado.

Mesa Redonda - Moderação de André Monteiro (Record) com Hugo Oliveira, António Fidalgo, Wil Coort, Ricard Segarra e Francisco Cersósimo

Menos formal, ainda assim instrucional, a Mesa Redonda colocou em discussão a preparação de um guarda-redes para uma final Europeia, as diferentes escolas presentes no meio criado pelo Congresso, o modelo ideal de guarda-redes para se concluir com o futuro do que será o guardião e o treino específico deste.

André Monteiro não encerrou o painel sem entregar a Hugo Oliveira o prémio de treinador de guarda-redes campeão, atribuído pelo jornal Record e grupo Cofina.