II Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes HO Soccer - Mensagem de Hugo Oliveira


Hugo Oliveira, treinador de guarda-redes do SL Benfica, será novamente o coordenador técnico do Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes HO Soccer que, nos dias cinco, seis e sete de Junho terá a sua segunda edição e na sua mensagem pré-evento, deixou antever a matriz daquilo que será apresentado no Porto:

"A vida é feita de passos certos, seguros, de decisões e ambições.

Em 2014 demos o primeiro passo numa caminhada que só faz sentido se não mais parar.
Juntámos um leque de preletores, treinadores, pensares e metodologias que fez vir até nós 200 participantes oriundos de todo o Mundo, com o único objetivo de olhar o Guarda-redes e o seu treino com o cuidado que merece.
Sainz de Baranda diz que “o Guarda-redes recebe a importância que lhe damos, mas que SÓ tem a que lhe dedicamos". Baranda não podia expressar de melhor forma a responsabilidade que senti no último suspiro do Congresso 2014.
Parei, pensei e reforcei o que já sentia: o treino específico não é, nem pode ser, visto à luz de métodos isolados, aplicados ano após ano, época após época, sem respeitar a origem, o perfil, o modelo e o contexto que o Guarda-redes viveu e vive, pois a formação foi ontem, é hoje, e terá que ser feita amanhã.
Com este pensamento desenhei o congresso 2015.
Mais do que a pensar em nomes de preletores, treinadores, pensei e escolhi Escolas, Clubes e Metodologias bem definidas que olham o Guarda-redes e o seu treino de uma forma bem definida e estruturada.
Ter um método não é sinónimo de ter metodologia.
Nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2015 vamos receber a visita de grandes clubes do mundo do futebol e vamos sentir como pensam e aplicam a metodologia (específica) de Guarda-redes desde a formação ao top.
Vamos também receber de braços abertos metodologias que são Escolas de treino de Guarda-redes de outros continentes, e que são testemunhos de perfis/modelos de Guarda-redes que são tradição no Mundo.
Juntos analisaremos a formação do Guarda-redes de Futebol e o processo que o leva ao top, também no plano mental, pois a vida específica é feita de decisões e tensões que só os mais fortes dominam e aplicam.
Três dias de voos, saídas, ataques e paradas onde não podíamos deixar de homenagear lendas. Nomes eternos que “não morrem” na memória de quem ama o desporto rei.
No futebol, como na vida, na baliza ou no congresso, “quando as ações falam, os olhos ouvem".
Cá vos espero para “vermos”, “falarmos” e raciocinarmos, JUNTOS!!
Abraço de Rede Segura
HgO"