Mandanda: Steve, Parfait, Riffi e Over - A família dos guarda-redes Mandanda


Steve, Riffi, Parfait e Over são os quatro irmãos que fazem da família Mandanda uma das mais seguras no Futebol. Os quatros guarda-redes, cada um com o seu trajeto. No Dia da Família, O Mundo dos Guarda-Redes deixa-o com os pormenores.

O mais velho, Steve Mandanda, de 30 anos,  é o mais conhecido dos quatro guardiões sendo capitão e guarda-redes absoluto do Olympique Marseille, com quem já venceu uma Ligue 1, três Taças da Liga e uma Supertaça Francesa - a juntar aos três prémios de Meilleur Gardien do principal campeonato Gaulês.

Parfait Mandanda, de 25 anos, joga pelo Charleroi, após passar a sua formação ao serviço de Caen e Bordeaux. Nos Girondinos não teve espaço para colocar em prática as suas defesas e partiu para os escalões menores, onde jogou por AS Beauvais na França e Altay SK, da Turquia, antes de chegar à Bélgica em 2011. Internacional por uma vez pelos sub-21 Gauleses, já representou a seleção da República Democrática do Congo.

Aos 22 anos, Riffi Mandanda milita na equipa B do Caen, depois de vários empréstimos a clubes de maior nomeada - Tarbes Pyrénées Football, Le Poré sur Vie JA, AFC Compiègne e Uzes (conhece?).

Já nas camadas jovens do Bordeaux, Over Mandanda, aos dezassete anos, é a mais nova esperança da família. Promovido esta temporada aos treinos da equipa principal, já se treinou sob as ordens de Franck Mantaux, técnico específico dos gardiens da equipa A dos Girondinos. Com apenas quinze anos foi contratado para o clube, depois de uma passagem pelo Créteil.

Em entrevista recente ao site da FIFA, Parfait reconheceu que o fato de serem todos guarda-redes "é algo que corre na família", relembrando que tinham um tio que era guardião em Kinshasa - capital da República Democrática do Congo, onde apenas Steve nasceu. Contudo, este evoluiu a tal ponto que é considerado um dos melhores gardiens de but do século XXI e não raramente é ausente das convocatórias para a seleção.