Denys Boyko Vs Sergio Rico - Antevisão da Final da Europa League 2014/2015


Durante a temporada, os leitores d'O Mundo dos Guarda-Redes tiveram a chance de analisar, ver e interpretar as exibições de Denys Boyko e Sergio Rico. Hoje, eles enfrentam-se numa final de exigência que ditará definições das suas qualidades, defeitos e potencialidades dos guardiões.

Com influências diferentes nesta competição, o ritmo para este desafio parte em pé de igualdade pelo equilíbrio exibicional de ambos nas provas internas. Se Sergio Rico se tem destacado no Sevilla na La Liga, Denys Boyko mantém a regularidade que mostra na Europa na Liga Ucraniana. Não será redundante afirmar que este último foi mais importante para as aspirações da sua equipa que o primeiro - e não por culpa própria.

Sergio Rico fez dez jogos na Europa League, com metade das balizas virgens e sete golos sofridos. Em destaque na derrota (2-0) frente ao Feyenoord, na primeira-mão dos oitavos-de-final contra o Borussia Mönchengladbach (vitória por 1-0) e no primeiro jogo dos quartos-de-final contra o Zenit (3-0), brilhou contra a Fiorentina, em Itália, ao ser o principal responsável de uma vitória (2-0) em que mostrou a sua técnica.

Já Denys Boyko é totalista na Europa League. Para dezasseis jogos, teve onze golos sofridos e oito balizas invioladas. Foi notório nos dois jogos da fase de grupos frente ao Internazionale (derrotas por 1-0 e 2-1) e fez uma primeira-mão dos oitavos-de-final digna de protagonismo contra o Ajax (vitória na Holanda por 1-0). Como expoente máximo das suas intervenções, apresentou-se a grande nível na Bélgica frente ao Club Brugge (0-0) e nas duas mãos da meia-final contra o Napoli (1-1 e vitória por 1-0 na Ucrânia).

Em comparação directa, Denys Boyko perde para Sergio Rico na qualidade técnica e na maneira como procura se defender aguentando ao máximo a sua posição na linha - apesar dos seus 197cm. Enquanto Sergio Rico também se revela comedido ao sair da baliza, é mais capaz do que o Ucraniano neste aspecto. Destaca-se nos varrimentos e desvios laterais, apesar da sua altura (1,95m para 87kg). Tecnicamente superior a Boyko. Este, por sua vez, destaca-se em situações de um-para-um e na análise e abordagem a lances de remate a curtas e médias distâncias - os melhores exemplares deste ponto serão as duas mãos frente ao Brugge.

Como acima descrito, esta será uma Europa League que poderá provar muito do que escapa ao olho comum. Sergio Rico estará motivado pela chamada à selecção Espanhola. Boyko quererá provar que estará na linha de Oleksandr Rybka, Oklesandr Shovkovskyi e Andriy Pyatov, máximos talentos da baliza da Ucrânia e mesmo eles em fase de estagnação. O que ditará este jogo? Fique connosco para descobrir.