Manuel Galrinho Bento nos "Guarda-Redes favoritos da Europa" - UEFA


No seu site oficial, a UEFA destaca os "Guarda-Redes favoritos da Europa", que, adiante, é explicada como uma lista dos correspondentes da entidade em cada país, escolhendo o melhor da história de cada país. Para Portugal, o escolhido foi Manuel Galrinho Bento.

A explicação para o lendário guarda-redes que nos deixou em 2007 segue-se nas próximas linhas:

"Portugal: Manuel Bento
O falecido Manuel Bento era um guarda-redes atípico. Com apenas 1,73 metros de altura, o nº1 nascido na Golegã compensava isso com reflexos soberbos, muita frieza e atitude destemida. Apelidado de “Homem de Borracha” pela sua agilidade, representou Portugal por 63 vezes. Manteve-se ao serviço do Benfica até bem para lá dos 40 anos e pendurou oficialmente as luvas em 1992, após ganhar dez campeonatos pelas “águias”. Entre as muitas exibições memoráveis pelo clube e por Portugal, uma ficou na memória, frente à França, a negar golos a Michel Platini e companhia nas meias-finais do Campeonato da Europa da UEFA de 1984, apesar da derrota por 3-2 no prolongamento.
O então colega de equipa Álvaro Magalhães afirmou: “Era uma pessoa humilde e trabalhadora. Não era um jogador espalhafatoso e cheio de estilo; ao invés, era tremendamente eficaz. Por exemplo, se tivesse um dedo partido, acabaria por descobrir outra forma de manter a bola afastada da sua baliza.”

[Imagem @UEFA]