A Posição Específica do Guarda- Redes no Futebol Moderno e a sua importância - por Carlos Grácio


Na minha humilde opinião, penso que a posição especifica do Guarda-Redes é fundamental para o sucesso/insucesso de uma equipa, que pode dar pontos no final de uma época.

Quantas vezes já não ouvimos dizer este Guarda-Redes faz a diferença na equipa?


Cada vez mais as equipas estão mais equilibradas, seja nas condições e na forma como trabalham, nas unidades de treino e recursos humanos que têm, estando por vezes a diferença num simples pormenor, têm ou não um Guarda-Redes bem preparado? Que realiza trabalho específico? 


Na minha óptica os Guarda-Redes surgem com funções ainda mais específicas em relação aos restantes jogadores, obrigando a que o estudo e avaliação do rendimento destes mereçam uma especial atenção. Apesar da grande importância do Guarda-Redes no seio de uma equipa e o seu papel decisivo na prestação competitiva da mesma, infelizmente ainda existem treinadores principais que revelam algum desinteresse na preparação do treino do Guarda-Redes.

Eu tenho a certeza que o trabalho específico do treino de Guarda-Redes é importantíssimo e essencial para qualquer equipa, trabalho esse que infelizmente é muitas vezes “esquecido” pelas equipas técnicas, nomeadamente nas categorias mais jovens, onde as etapas da iniciação, pré especialização, especialização e aperfeiçoamento deveriam fazer parte da formação dos jovens Guarda- Redes.


Quantas vezes assistimos a atletas a treinar na baliza sem qualquer tipo de ajuda, de apoio, de atenção na sua preparação e no seu treino? E depois quando chegam a juniores e seniores? Quantas vezes nos deparamos com Guarda-Redes na categoria sénior com claras deficiências técnicas e tácticas?


Na minha humilde opinião a evolução da qualidade do Futebol passa pela especialização do treino do Guarda-Redes , cada vez mais a preparação específica do Guarda-Redes de Futebol Moderno deverá assumir uma especial importância, seja na sua vertente física, técnico, táctica e psicológica esta ultima é de extrema importância.



Carlos Grácio

- Responsável pelo Treino Especifico de Guarda Redes. SU 1º Dezembro by Sevenfoot.

- Escola Guarda-Redes João Santos (Sport Futebol Damaiense)