A importância do Treino Específico do Guarda-Redes nos Clubes de Futebol - por Carlos Grácio


A importância do Treino Específico do Guarda-Redes nos Clubes de  Futebol


De há uns anos para cá o Futebol tem sofrido mudanças e grandes evoluções nos mais variados aspectos, quer Técnicos, Tácticos, Físicos e Psicológicos, quer nos Clubes e as suas equipas técnicas, como na sua organização. Sabendo que infelizmente o Treino Específico de Guarda- Redes não tem tido o acompanhamento que devia ser dado principalmente por quem tem grandes responsabilidades no Futebol. Uma das razões para isto acontecer é o facto de muitos Clubes ainda não disporem de condições, nomeadamente nos distritais e principalmente na formação como a falta de tempo e espaço e de não quererem ter custos com Treinadores Especializados.

Esta evolução nota-se mais nos Campeonatos Nacionais, pois com algumas excepções, os Clubes procuram ter cada vez mais os Guarda-Redes com melhores qualidades Técnicas, Tácticas, Físicas e Psicológicas e por conseguinte melhor preparados para a intensidade dos seus jogos. Para se atingir tais níveis de qualidade, é necessário um trabalho específico do treino de Guarda-Redes.

Esta minha análise, deve-se porque estou ligado ao Futebol e ao Treino Específico de Guarda Redes, já há alguns anos, e infelizmente tenho conhecimento de clubes que nem Treinadores Específicos de Guarda-Redes possuem nos seus Quadros Técnicos. Enquanto dirigentes de alguns Clubes não “assumirem” que tem que eliminar esta lacuna, porque a posição de Guarda-Redes é imprescindível num jogo de Futebol e é uma posição fundamental para o sucesso/insucesso das suas equipas e que contribuem decisivamente para ajudarem na obtenção dos objectivos delineados no início de cada temporada, eu digo que um bom Guarda-Redes ganha pontos nos jogos e nesses Clubes a evolução do Treino Específico e dos Guarda-Redes não vai acontecer.

Quando os Clubes e os seus Dirigentes assumirem a importância deste trabalho específico, naturalmente a “performance” desportiva e competitiva dos seus Guarda-Redes vai para um patamar superior contribuindo para uma melhor equipa e para um Bom Clube. Eu tenho o privilégio de treinar Guarda-Redes em Clubes que lhes dão muito apreço e dedicação. Bem Hajam.


Carlos Grácio

- Responsável pelo Treino Especifico de Guarda Redes.
SU 1º Dezembro by Sevenfoot.


- Escola Guarda-Redes João Santos (Sport Futebol Damaiense)