Monk é o guarda-redes interpretado por Jason Statham em Mean Machine - O Mundo dos Guarda-Redes nos Cinemas



Danny Meehan, interpretado por Vinnie Jones (ex-Chelsea), foi parar à prisão de Longmarsh, por viação de resultados enquanto capitão da Inglaterra. Lá encontrou o Monge de Broadhurst, um sujeito que cometeu "algo tenebroso em Glasglow", como é descrito.

Monk, como é chamado, é interpretado pelo mestre em artes marciais, antigo mergulhador e hoje actor de filmes de acção, Jason Staham e, como personagem extremamente agressiva, foi preso por ter matado 23 pessoas "com as próprias mãos".

A viver na ala especial, Monk era algemado e escoltado por dois polícias até ao seu retiro: uma jaula onde fazia exercícios de artes marciais. "Nem o papa o pode tirar da ala especial", dizia um dos personagens, mas o facto de os presidiários realizarem um jogo contra os guardas prisionais tirou-o da cela e colocaram-no na baliza, para onde ninguém queria ir.

No auge do filme, o jogo dos Mean Machine contra os guardas, subiu à área adversária logo no primeiro canto e obrigou o guarda-redes a uma grande defesa e o resto do seu jogo é pura comédia: ameaçou adversários, colocou o árbitro em sentido e com medo de ser agredido, saiu da área para fintar e dançar com a bola e até teve sonhos em que agredia brutalmente os polícias.

Por isso, não espanta a reacção da equipa ao seu pedido de desculpas após ter errado no golo que entregou aos guardas (2-1), mas, com Danny Meehan inspirado, os presos terminaram o encontro com uma vitória por 3-2, enquanto Monk personificou o estereótipo de que para se ser guarda-redes é preciso ser-se, também, "maluco".



Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais