Júlio César a "cem por cento" segundo José Luiz Runco - O Jogo



Hoje, no jornal O Jogo, o jornalista Filipe Pedras assina a sua matéria sobre Júlio César com três questões colocadas ao ex-médico da Confederação Brasileira de Futebol, José Luiz Runco, que O Mundo dos Guarda-Redes lhe mostra na íntegra nas seguintes linhas.

"Filipe Pedras: Trabalho com Júlio César na selecção do Brasil durante o Mundial'2014. Como é que ele está fisicamente? Ele tem mesmo um problema nas costas, como se diz há uns anos?
José Luiz Runco: Não, o Júlio [César] não tem problema nenhum! Está a cem por cento. Aliás, no Mundial nem usou proteção nenhuma nas costas. Ele costuma sentir-se bem usando um colete lombar, mas é uma coisa normal, apenas para conforto. O problema dele nas costas é o mesmo de todos os guarda-redes. Ele faz um trabalho de fortalecimento, com exercício específico funcional, para poder jogar como qualquer outro. Mas isso é uma situação perfeitamente normal e milhares de atletas fazem este tipo de treinos funcionais para poderem estar no seu melhor. Se já assinou pelo Benfica, então a partir de agora todos vão poder vê-lo treinar e jogar sem problema nenhum.

FP: Acredita que ele tem condições para começar a jogar muito em breve pelo Benfica?
JLR: Claro! O Benfica contratou um grande guarda-redes e todos vão poder confirmar o que eu estou a dizer. Ele está bem fisicamente. É um atleta experiente e toda a gente em Portugal pode ter a certeza de que ele está muito bem. No Mundial esteve muito bem, trabalhou com afinco e sem problema algum. Agora, no Benfica, assim que comece a treinar aí, com certeza não vai demorar para ser titular. Estamos a falar de um jogador de renome internacional, habituado a ganhar, e acredito que tem tudo para agarrar a baliza sem problemas.

FP: Então por que motivo ele jogou tão pouco no último ano?
JLR: No Queens Park Rangers e, agora, no Canadá [Toronto FC], só pode ter sido por opção técnica. É que, por motivos físicos, não foi. Repito: ele apresentou-se muito bem no Mundial. Antes da competição, fazemos testes e ele está OK. E vão ver tudo isso brevemente. Conheço o Júlio César desde que ele apareceu no Flamengo, com 12 anos. É um grande profissional, homem de família, bem casado, com dois filhos e muito ligado a eles. É muito tranquilo e é um jogador de grupo. Estou muito feliz por saber que ele está no Benfica e com certeza vai dar muitas alegrias aos adeptos do clube, porque é muito bom guarda-redes."



Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais