Entrevista a Carlos Marafona, guarda-redes do Moreirense



Carlos Marafona foi um dos guarda-redes de maior destaque em Portugal na temporada passada. Defendeu a baliza do Moreirense campeão da Liga2 2013/2014, assumiu o estatuto de protagonista na defesa de grandes penalidades e atraiu o interesse de vários clubes primo-divisionários, mas, contudo, preferiu a estabilidade em Moreira de Cónegos.

Passou pela liderança de Vítor Oliveira, Toni Conceição, pelo treino específico de Tó Ferreira e prepara-se para encarar as exigências da Liga Zon Sagres sob o comando de Miguel Leal e o trabalho de Silvino Morais.

O Mundo dos Guarda-Redes entrevistou Marafona, recordando os seus inícios no Varzim, à coincidência da sua ascensão com a de Ricardo Nunes, terminando com uma revelação de quem é este guardião de 27 anos, que já passou por Marítimo e Desportivo das Aves antes de chegar ao Moreirense:

Roberto Rivelino: Com muitos anos de carreira ainda pela frente, o Marafona já jogou com muitos guarda-redes. Ricardo Nunes, Bruno Vale, Ricardo Matos, Rui Barbosa ou Bruno Conceição. Com qual, ou quais, destes aprendeu mais?
Carlos Marafona: Sim, já joguei com alguns guarda-redes de renome nacional. A aprendizagem que tirei deles todos, sem excepções, foi tirar o maior partido das qualidades e defeitos que eles tinham e potencializar as minhas, vendo e apercebendo-me do que podia fazer cada dia para melhorar.

RR: Acha irónico Ricardo Nunes e Marafona, ambos da escola do Varzim, subirem à ribalta exactamente na mesma temporada, depois de tantos anos a lutarem por estes objectivos?
CM: Não deixa de ser irónico, até porque pertencemos à mesma formação, e fico feliz por o Ricardo ter chegado a um grande do Futebol Português [FC Porto], porque ele bem merece. O meu caminho vai-se fazer, caminhando...



RR: Qual é o momento mais marcante da sua carreira?
CM: Penso que este ano seja o mais marcante. Fui campeão nacional da 2ª Liga e também porque em aspectos gerias foi um ano memorável.

RR: De todos os treinadores de guarda-redes com quem já trabalhou, qual foi aquele com quem mais aprendeu?
CM: Rui Barbosa, Toni e Tó Ferreira, com todos eles que acabo de referir foram importantes para mim na minha carreira.

RR: Qual é a metodologia de treino optado por Tó Ferreira [que trabalhou com Marafona em 2013/2014 e partiu para o Beira-Mar neste defeso]?
CM: Tó Ferreira trabalha muito bem os guarda-redes. É um treinador inovador que gosta de fazer sempre exercícios diferentes, que é algo que cativa muito os guarda-redes. Prepara-os bem mentalmente e fisicamente para o jogo e é também um bom amigo.

RR: No Verão de 2013, quando foi contratado pelo Moreirense, já Carlos Fernandes estava no clube. Sabendo o estatuto e qualidade de Carlos, como encarou este "desafio"?
CM: Sabendo da qualidade do Carlos, sabia das dificuldades que iria encontrar, mas também achei que estava preparado para as enfrentar e ainda bem que as coisas correram pelo melhor para mim.

RR: Como é que o Marafona se estava a preparar para assumir a baliza do Moreirense, até então assumida por Carlos Fernandes, que saiu do clube antes do Marafona consolidar-se?
CM: Treinando normalmente, como os meus colegas, à espera de uma oportunidade para poder agarra-la.


RR: O Marafona revelou ter perícia para a defesa de grandes penalidades. Tem algum segredo?
CM: Não, penso que não há segredos. Passa essencialmente pela confiança de acreditar no que somos capazes.

RR: Acha-se preparado para assumir a baliza de um clube de primeira linha em Portugal?
CM: Acho-me preparado para trabalhar muito para que um dia esse meu desejo se realize.

RR: Encara uma experiência no estrangeiro num futuro próximo?
CM: Nunca se sabe, sou aberto a novas experiências e gosto disso, mas ainda gostava de triunfar em Portugal para poder ir para o estrangeiro.

RR: Qual é a sua referência dentro de campo?
CM: Gianluigi Buffon.

RR: Que características tem um bom guarda-redes na sua opinião?
CM: Bom jogo de mãos e pés. Grande sentido posicional e bom jogo aéreo. Penso que estas são as principais características de um bom guarda-redes, por isso também penso que a melhor qualidade que um guarda-redes pode ter é a confiança em si próprio, naquilo que é capaz de fazer.

RR: Há alguma qualidade que fazem o Marafona diferenciar-se dos outros guarda-redes?
CM: Não consigo responder-lhe a esta pergunta, eu prefiro que sejam os outros a falar das minhas qualidades e defeitos.

RR: Quais são as suas expectativas para 2014/2015?
CM: As minhas expectativas são poder jogar pela primeira vez na 1ª Liga e poder fazer uma grande época.

Mensagem de Carlos Marafona para O Mundo dos Guarda-Redes:

"É de enaltecer o trabalho que tem feito pelos guarda-redes, e são estes excelentes trabalhos que nos dão força e coragem para prosseguir o nosso caminho. Muito obrigado pelo seu trabalho."

[Imagens @Zerozero e Moreirense]

Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais