João Santos despertou para os conceitos do treino de guarda-redes no International Soccer Training



João Santos, treinador de guarda-redes da formação do Sporting CP e coordenador da sua Escola de Guarda-Redes, esteve no comando da parte teórica e prática no International Soccer Training'2014 da Despertar Conceitos, que se realizou no início de Julho no Estádio Municipal de Oeiras.

Com a participação de 18 guarda-redes nascidos entre 2002 e 2005 e de 40 treinadores na assistência, João Santos e outros treinadores principais internacionais (Javier Pecharroman, do Atlético de Madrid, ou Zoran Kraljevic, do Partizan), durante uma semana de treino integrado em equipa, aguçaram o interesse dos inscritos pelo'O Mundo dos Guarda-Redes.

O colóquio final, em 12 de Julho, serviu para João Santos finalizar com a teorização sobre a importância e valorização do treino de guarda-redes em Portugal, inserindo os ideais leccionados pelo Sporting no trabalho dos primeiros defensores em campo.

O Mundo dos Guarda-Redes esteve à conversa com João Santos, que explicou a Roberto Rivelino o sentido do trabalho desenvolvido na semana da acção de formação.

Roberto Rivelino: Sendo este um evento em que o João se focou no treino dos guarda-redes, como tem feito no Sporting e na sua escola de guarda-redes, como direccionou a sua comunicação e a parte prática, integrando-a com o interesse geral dos outros participantes?
João Santos: No inicio de cada treino, nos tínhamos de fazer uma introdução sobre aquilo que íamos trabalhar, assim como no meio e final da sessão. Eu aproveitava, explicava o contexto que ia trabalhar e e dava exemplos práticos de situações reais de jogo que tentava reproduzir no treino especifico. Explicava aos participantes que começava sempre de uma forma lúdica, depois analítica - focando-me na parte técnica -, e que ia aumentando a complexidade até chegar ao jogo e aí eles integravam com a equipa.
Muitas vezes dizia "hoje o contexto que vou trabalhar é saídas e o treinador principal tem planeado uma série de exercícios de transições e de situações de finalização 1x1 e também de superioridade numérica, em que haverá muitas situações de deslocamentos, tomadas de decisão, 1x1, desarme etc, portanto será perfeito para o "transfer" do treino especifico.

RR: Como é que num evento global do treino de Futebol o João conseguiu captar a atenção dos presentes? Notou algum desenvolvimento e melhoramento de dia para dia no feedback que ia recebendo dos mesmo?
JS: Foi muito interessante reparar que na minha primeira intervenção não houve qualquer questão ou interesse sobre aquilo que havia feito na sessão [prática], mas dia após dia o interesse foi cada vez maior.
Desde questões técnicas e tácticas, à elaboração de exercícios, passando pela relação entre o treino especifico e o treino global, relação treinador de guarda-redes/treinador principal, chegando ao tipo de feedbacks que se devem dar aos guardiões, mostrou-se que, só pelos dias de trabalho que ali fiz, o treino de guarda-redes saiu valorizado e acima de tudo foi reconhecida a sua importância, tanto dos guardiões, como do treinador específico e do treino destes, de forma especifica e integrada na formação de guarda-redes.

Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais