Óculos Nike para treinar visão e explicações dos métodos de Patrick Foletti



Os treinos da Suíça para o Mundial'2014 têm captado os focos das câmeras, graças aos métodos aplicados por Patrick Foletti, no treino dos guarda-redes Diego Benaglio, Yann Sommer e Roman Burki, seleccionados para a competição.

Várias explicações se levantaram e O Mundo dos Guarda-Redes questionou os leitores por informação e opinião sobre o assunto.

Um dia depois e depois de uma pesquisa intensiva, descobriu-se que os óculos utilizados pelos guardiões são fabricados pela Nike com o propósito de treinar a visão, o modelo Nike SPARQ Vapor Strobe.

Estes óculos permitem treinar e desenvolver a capacidade de reflexo na visão de quem os utiliza, segundo os especialistas e analistas, e são, portanto, muito utilizados por praticantes de Desporto.


Pedro Cerveira, leitor de O Mundo dos Guarda-Redes e treinador de guardiões da formação do Anadia FC, partilhou a sua opinião e visão sobre o assunto:

"A ideia pode ser positiva visto a elevada exposição solar a que estarão expostos no Brasil. Contudo a utilização de óculos escuros (não permitida pela FIFA) contribui para o aumento da pupila e a diminuição da acuidade visual deve-se à menor quantidade de luz.
No caso do Brasil o que acontece é uma diminuição da acuidade visual por constrição da pupila derivada à exposição solar, exactamente o contrário.
Uma alternativa melhor, na minha opinião, seria o treinar com focos de luz na direcção dos guarda-redes. Assim estaria a treinar em condições similares às que vai encontrar."

Já Adriano Fernandes Miranda contribuiu preciosamente, com um testemunho recolhido do próprio Patrick Foletti, treinador dos guarda-redes da Suiça:

"A explicação é que não óculos de sol são óculos especiais que no vidro reflectem flaches que fazem com que os seus movimentos parecem devagar e incompletos para terem mais capacidade de reflexo uma vez que tiram os óculos", explica Adriano, que ainda adianta com a imagem:


Neste testemunho, Patrick Foletti afirma que está "constantemente à procura de coisas novas", enquanto Diego Benaglio diz que "é especial. Vemos a bola mal! Mais uma vez que retiramos os óculos, o sentimento é melhor que anteriormente."

Depois de muitos dias a questionar, O Mundo dos Guarda-Redes explicou-lhe assim a verdadeira intenção do uso destes óculos por parte de Patrick Foletti e, claro, não se pode deixar de agradecer aos contributos de Valdir Bardi, Pedro Cerveira e Adriano Fernandes Miranda, que foram vitais para que se descobrisse o mais recente "tesouro" do treino de guarda-redes.


Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais