No mesmo dia em que Ricardo Andrade entra nos 37 anos e Pedro Taborda entra na casa dos 36, Hugo Oliveira faz hoje 35 anos, 12 desses como treinador de guarda-redes a nível sénior em Portugal.
O actual treinador de guarda-redes do Benfica, começou humildemente no USC Paredes e a partir daí o seu percurso é de ascensão: ACD Rebordosa (3ª Divisão Nacional), FC Marco (Liga de Honra), Gil Vicente e União de Leiria (do principal escalão Português) e Selecção Nacional Portuguesa, até chegar ao Estádio da Luz em 2011.
Depois de treinar guardiões como Fernando Prass, Ricardo Nunes, Jorge Baptista ou Beto, Hugo Oliveira encontrou no SL Benfica o calibre de Artur Moraes, Eduardo, Paulo Lopes ou Jan Oblak e na temporada que terminou agora teve a honra de celebrar o Triplete - Liga Zon Sagres, Taça da Liga e Taça de Portugal, com a distinção de em 61 jogos Artur, Oblak e Paulo Lopes terem sofrido 39 golos - e não nos esqueçamos da participação na Champions League e a final da Europa League perdida com infortúnio para o Sevilla do seu antigo pupilo Beto.
Com ainda muitos anos de treino neste mundo, Hugo Oliveira tem desenvolvido um grande papel na formação dos treinadores Portugueses deste campo: a acessibilidade ao treinador campeão Nacional é grande e Hugo faz questão de marcar presença nos eventos que dignificam a posição do Guarda-Redes. Prova disso foi a coordenação do I Congresso Internacional de Treinadores de Guarda-Redes HO Soccer no início deste mês no Porto que fez um sucesso tremendo.
O Mundo dos Guarda-Redes manda-lhe assim os parabéns e um breve até amanhã, com a promessa de muitas Redes Seguras.
[Imagem @HO Soccer Portugal]
Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais