A importância do Posicionamento de Guarda-Redes - por Ricardo Oliveira



Ricardo Oliveira, treinador de guarda-redes dos sub-19 do Oliveirense.

Começo esta serie de artigos, por  um elemento que considero chave num Guarda Redes de futebol de qualquer escalão competitivo.


Um guarda redes bem posicionado está mais capaz de desenvolver a sua função, isto porque graças ao bom posicionamento consegue-se ter uma melhor leitura de jogo, ter um melhor enquadramento de possíveis remates adversários e ainda permite antecipar possíveis lançamentos longos adversários.


Se o Guarda Redes tem reconhecidamente um papel defensivo em qualquer equipa, cada vez mais o Guarda Redes do futebol moderno tem uma importância no jogo ofensivo da equipa. É muitas vezes o primeiro atacante da equipa e também cabe muitas vezes ao Guarda Redes influenciar o ritmo do jogo, acelerando ou retardando, consoante o que necessite a sua equipa.


Na actualidade o posicionamento do Guarda Redes é em muito definido pela posição da sua defesa, sempre que ocorre a subida da linha defensiva o Guarda Redes deve acompanhar, deixando aquela antiga ideia de que o bom Guarda Redes dever estar debaixo dos postes.



Assim fica comprovado que um Guarda Redes bem posicionado está em vantagem para antecipar qualquer tipo de acontecimento que a partida possa trazer.

Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais