1° Congresso Internacional de Treinadores de Guarda-redes HO Soccer - 6 de Junho



Às 18:47 iniciava-se o 1º Congresso Internacional de Treinadores de Guarda-Redes HO Soccer no IPAM, na Zona Industrial do Porto, com a abertura a ter o mote de Marco Ribeiro, fundador da empresa Toda a Prova.

Seguiram-se as palavras de Nuno Lemos, representante da Câmara Municipal do Porto e ex-guarda-redes de Andebol, Daniel Sá, a representar o IPAM, e Hugo Oliveira, treinador de guarda-redes do SL Benfica e um dos organizadores deste evento pioneiro em Portugal.

Com a sala repleta e bem preenchida por gente que percebe do assunto, desde guarda-redes a treinadores da especialidade, a primeira comunicação, pelas 19:00H foi de Xavi Valero, treinador de guarda-redes do Napoli e da preferência de Rafa Benítez.

Xavi Valero - "The Goalkeeper within the team - Participation Vs Isolation" (O guarda-redes no seio da equipa - Participação Vs Isolação)

Com tradução imediata do Inglês para o Português, Xavi Valero aplicou todo o seu conhecimento na área através do recurso às apresentações por documentos digitais e audiovisuais, naquela que foi a apresentação mais interactiva e longa do dia (1H e 36 minutos).

Entre os vários tópicos Xavi Valero pretendia ouvir a voz e opinião dos congressistas e explanou a sua opinião sobre os mais diversos tópicos d'O Mundo dos Guarda-Redes, desde a integração do guarda-redes com a restante equipa, ao enquadramento e confiança da equipa com o guarda-redes em posse de bola (exemplos, Courtois, De Gea, Ter Stegen e o seu pupilo Reina), até à distribuição do treino integrado do guarda-redes colectivamente e individualmente, mas não sem antes enaltecendo como "conceito fundamental" que o "guarda-redes é parte fulcral da equipa" e que, citando William Cowper, a "variedade é o tempero da vida".



Luis Llopis - "Análisis de la competición: lineas, método de entrenamiento e evolución del método en la sesion" (Análise de competição: linhas, métodos de treino e evolução do método na sessão - de treino)

Às 20:39, entusiasmante e com um discurso arrojado, Luis Llopis, novo treinador de guarda-redes do Granada de Joaquín Caparrós, cativou a atenção do público através das apresentações explicativas e através do grande recurso ao audiovisual durante 1H e 20 minutos.

Utilizou os seus ex-guarda-redes Keylor Navas (no Levante) e Dudu Aouate (no Mallorca) para a maioria dos envolvimentos que demonstrou, provando que a metodologia da escola de treino de guarda-redes Espanhola é das mais avançadas - munido de um arsenal multimédia, mostrou diversas situações em que o guarda-redes se vê envolvido e sobre as quais deve trabalhar, centrando aí a sua comunicação.

Conhecimento do jogo, das características das transições e das fases do jogo, a comunicação e informação que o guarda-redes deve dar à equipa, a acção táctica defensiva e a resposta técnica à mesma, a acção técnica ofensiva e o conhecer dos intervenientes de todas as partidas (desde árbitros aos adversários), estiveram em foco com Luis Llopis.


Mesa Redonda com Carlos Daniel, Vítor Baía e Preud'Homme - Homenagem a Baía e a Michel

Passavam seis minutos das 22H e Carlos Daniel, jornalista da RTP, dava como iniciada a Mesa Redonda, ladeado de Vítor Baía e Michel Preud'Homme, lendas da baliza do FC Porto e Portugal e Benfica e Bélgica, respectivamente.

Preud'Homme, agora treinador principal do Club Brugge, adiantou que a "primeira coisa que um guarda-redes pensa é não sofrer golos" e arrancou uma das maiores gargalhadas da plateia quando afirmou que um "frango é das piores coisas".

Vítor Baía, por sua vez, relembrou da precariedade do treino de guarda-redes em Portugal na década de 90: "treinava saltos em pelados, chutavam-me a bola de um lado para o outro" e, foi, inclusive um dos primeiros guardiões em Portugal a pedirem um treinador específico: Mlynarczyk, que realizava os treinos em regime "militar", característicos da escola de Leste.

Preud'Homme foi mais realista e perspectivou que "uma coisa impensável há 20 anos era realizar-se um congresso de guarda-redes" e ainda que "o futebol está sempre feito para fazer golos".

Era quase meia-noite quando ambos receberam as respectivas homenagens e davam por concluído o painel do primeiro dia do 1º Congresso Internacional de Treinadores de Guarda-Redes HO Soccer.

[Imagens @HO Soccer e vários congressistas.

Agradecimento especial a Hugo Oliveira e à restante organização.]

Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais