Em jogo no qual a supremacia “lusa” nunca esteve em causa, Portugal prolongou o percurso 100% vitorioso na qualificação para o europeu de sub-21 do próximo ano e venceu na Macedónia por 0-1. A selecção orientada por Rui Jorge garantiu a presença no “play-off” de acesso à competição.
Se o guarda-redes português José Sá teve uma tarde tranquila na defesa das redes nacionais, do outro lado do campo, Stole Dimitrievski foi um dos jogadores mais ativos na selecção da Macedónia, aproveitando a oportunidade para deixar excelentes indicações.
O minuto 39 funcionou como alavanca que catapultou o guarda-redes de 20 anos, com 1,88m, para uma exibição bastante agradável. Penalty para Portugal, e o lateral do Sporting Ricardo Esgaio é chamado a bater. Atira para a sua esquerda, Dimitrievski adivinha, defende, e na recarga tem também uma intervenção imperiosa a remate do portista Ricardo. Esta situação veio animar um jogo que até então se disputava a um ritmo médio, influenciado pelo intenso calor que se fazia sentir em Skopje. Portugal começou a ser mais incisivo nas suas ações ofensivas e até ao intervalo testou por várias vezes as qualidades de Dimitrievski, que respondeu sempre à altura. O guardião foi o grande responsável pelo facto de as equipas terem recolhido aos balneários com um nulo no marcador.
A etapa complementar prolongou a boa exibição do guarda-redes propriedade da Udinese, - esteve emprestado ao Granada B na passada temporada - que bem posicionado defendeu uma investida do recém-entrado Gonçalo Paciência por volta do minuto 60. A boa exibição tinha efeitos visíveis no jovem guardião, que revelou grande confiança a sair dos postes.
No entanto, por volta do minuto 65, a muralha acabaria mesmo por ser derrubada. Na sequência de um passe teleguiado de Bernardo Silva, Tiago Ilori apareceu em zona de finalização e contornou Dimitrievski de calcanhar, com uma finalização de belo efeito que abriu o activo.
O resultado não sofreria mais alterações até final. Relativamente à prestação de Dimitrievski, de destacar nova defesa, minutos depois, a remate de André Gomes, que tentou (mais uma vez) a sorte após assistência de Ricardo.
A Macedónia segue no penúltimo lugar do grupo 8 de qualificação, com oito golos sofridos em seis jogos disputados.
- por Afonso Canavilhas
Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais