Barthez orquestra subida de equipa de cidade com 650 habitantes à Ligue 2



Fabien Barthez, ex-guarda-redes do Manchester United, Olympique Marseille, Monaco ou Nantes, ajudou com a sua influência e conhecimentos a que o US Luzenac subisse de divisão para a Ligue 2 - Histórias O Mundo dos Guarda-Redes!

O Luzenac, da cidade com o mesmo nome, é um clube da região de Ariège, próximo de Lavelanet, onde Barthez nasceu, tem apenas 650 habitantes e para além disso tem poucas infraestruturas para a Ligue 2 e ainda não encontrou solução para alocar os jogos e os espectadores, dado que nem o seu próprio estádio (Stade Paul Fédou) tem capacidade de resposta.

O momento de viragem deu-se em 2012, quando Barthez, campeão do Mundo em 1998 e da Europa em 2000 com a França, recebeu o cargo de presidente honorário do Luzenac e, entre outros jogadores que conseguiu convencer a moverem-se para o clube depois de dispensados por primeiro-divisionário, recrutou Quentin Westberg para o clube.

Westberg é um guarda-redes formado no Paris Saint-Germain, com passagens no Troyes e Évian e com várias internacionalizações pelos sub-20 dos Estados Unidos.

Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais